Extremos

Mussolini: o pai dos populistas

Antonio Scurati descreve Mussolini como "o primeiro líder populista da História". O líder fascista "é sem dúvida um ditador, mas foi também o ideólogo da tipologia de liderança populista que ainda hoje domina a cena política", conta o professor e investigador italiano à equipa Extremos

Mussolini: o pai dos populistas
ASSOCIATED PRESS

Antonio Scurati, professor e investigador na Universidade de Bérgamo, em Itália, lançou em 2018, o seu mais recente livro, "M - O Filho do Século". Traduzido em 2020 para português, o romance documental explora a vida de Benito Mussolini - o "primeiro líder populista" - e a ascensão do fascismo. Antonio Scurati descreve à equipa dos Extremos a forma como Mussolini resiste nas lideranças da extrema-direita europeia.

Segundo Antonio Scurati, o fascismo assume hoje uma nova identidade, sob a forma de populismo. Ao vestir-se de sistema, o fascismo penetra silenciosamente na democracia. Mas o escritor italiano alerta: "O perigo não está no futuro. Já existe no agora".

VEJA TAMBÉM:

ACOMPANHE O ESPECIAL EXTREMOS

É um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian que terá uma expressão multimédia e que incluirá um conjunto de grandes reportagens que a SIC emitirá em fevereiro de 2021. O projeto resulta de uma parceria estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e pretende mergulhar no difícil tópico do “populismo radical que alimenta a direita nacionalista e antissistema europeia” - título que esconderá derivas em direção aos extremos; em direção ao quadro que molda a extrema direita.