Os efeitos do disparo acidental de Alec Baldwin que matou a diretora de fotografia durante as filmagens de "Rust" continuam a fazer-se sentir.
A investigação ao caso prossegue, numa altura em que a defesa da armeira do filme diz que pode ter havido sabotagem.
Hannah Gutierrez-Reed era a responsável pelas armas usadas nas filmagens de "Rust". A armeira garante que, no dia da tragédia, carregou a arma que viria a ser usada por Alec Baldwin com munições de uma caixa de balas falsas e que não sabe de onde veio a bala real que acabou por matar a diretora de fotografia, Halyna Hutchins.
A tese foi avançada pelo advogado de defesa, que sugere que tenha havido sabotagem por parte de membros da própria equipa de filmagens, que estavam descontentes com a produção.
A defesa lembra que tinha havido pedidos de demissão antes da tragédia, por parte de profissionais que se queixavam de falta de condições de segurança no estúdio e de longas jornadas de trabalho.
As reclamações têm sido tornadas públicas por diversos trabalhadores, mas há também versões contraditórias.
Armas reais nos filmes em debate
As opiniões dividem-se dentro da equipa de "Rust", mas o debate alargou-se a toda a indústria cinematográfica que repensa agora o uso de armas reais nos filmes.
Dwayne Jonson anunciou mudanças na produtora que dirige. A decisão foi confirmada por The Rock, numa altura em que circula uma petição online pela proibição de armas de fogo verdadeiras no cinema.
Veja mais:
- Alec Baldwin fala pela primeira vez sobre a morte da colega
- Tragédia nas filmagens de "Rust": armas de adereço eram usadas em tiro ao alvo
- Tragédia nas filmagens de "Rust": assistente que entregou arma a Alec Baldwin na mira da polícia
- Divulgada chamada de emergência feita depois do disparo acidental de Alec Baldwin
- Viúvo de Halyna Hutchins quebra silêncio e encontra-se com Alec Baldwin