Esta terça-feira fica marcada pela já esperada atualização, por parte da reconhecida plataforma Transfermarkt, dos valores de mercado dos futebolistas que atuam em Portugal. Entres subidas e descidas, Sporting e FC Porto dominam o topo do ranking.
Com a saída de Viktor Gyökeres para os ingleses do Arsenal, o primeiro lugar na lista de futebolistas mais valiosos ficou vago.
O posto foi ocupado por um ex-colega de equipa do sueco, Morten Hjulmand, e um rival, Samu.
Os dois jogadores estão cotados em 50 milhões de euros, mais cinco milhões de euros que Gonçalo Inácio, Diomande e Quenda, todos atletas que envergam a verde e branca e que partilham o segundo lugar do pódio
Em terceiro lugar surgem dois jogadores dos dragões: o jovem Rodrigo Mora e o guardião Diogo Costa, avaliados em 40 milhões de euros.
O jogador que mais valorizou
Luis Suárez, ponta de lança do Sporting, jogador recém-chegado a Portugal, foi o futebolista que mais valorizou, tendo visto o seu valor de mercado passar dos oito milhões de euros para os 22 milhões de euros – exatamente o valor que os 'leões' tiveram de desembolsar para o contratar ao Almería.
Victor Froholdt, o prodigioso dinamarquês que assumiu desde logo um papel de destaque no miolo do FC Porto, foi o segundo jogador que mais valorizou nos últimos meses: passou dos 12 milhões de euros para os 22 milhões de euros.
Fotis Ioannidis e Ivanovic valorizam ambos sete milhões de euros e fecham, assim, o top-3 referente aos jogadores cujo valor de mercado mais subiu.
Atleta com maior desvalorização
Em sentido oposto, nesta atualização do Transfermarkt, o jogador que mais desvalorizou foi o reforço do FC Porto, Jakub Kiwior, que viu o seu valor de mercado recuar três milhões de euros para 25 milhões de euros.
Morita e Nuno Santos são os jogadores que surgem a seguir nesta classificação (menos dois milhões de euros), enquanto Eduardo Quaresma e Stephen Eustáquio sofreram uma desvalorização de um milhão de euros.
