A suspensão da nomeação de Vítor Fernandes para presidente do Banco de Fomento esteve em análise, esta noite na SIC Notícias. O PCP exige argumentos do Governo para as qualificações do gestor. Por outro lado, o PSD fala numa decisão que já devia ter sido tomada há mais tempo.
Para Duarte Marques, deputado social-democrata, “esta decisão é super tardia”. “Eu até estranho que fiquem tão surpresos com o passado desta pessoa, mas era de ter alguma cautela. O Governo quando escolhe alguém para liderar o Banco de Fomento – que vai gerir no fundo a Bazuca, junta vários fundos, várias sociedades de garantia, junta muito dinheiro – [escolher] alguém com o passado de Vítor Fernandes”.
Do lado do PCP, Duarte Alves sublinha que é necessário entender “o critério de interesse público”, para além do critério de idoneidade. “Quem é nomeado para funções como esta, de dirigir o Banco de Fomento, deve também ter esse critério de interesse público. O Governo tem de dar explicações porque é que considera que Vítor Fernandes tem essas qualificações”, afirma.
Já João Bilhim, ex-presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, destaca o critérios a ter em conta para a contratação do estatuto do gestor público: “liderança, colaboração, motivação, orientação estratégica, orientação para resultados, orientação para o cidadão e interesse público, gestão da mudança e inovação, sensibilidade social, experiência profissional, formação académica, formação profissional”.
Por outro lado, João Vieira Pereira, diretor do Expresso, considera que esse está a “fazer um julgamento bastante precipitado de Vítor Fernandes”. “Ele nem sequer é arguido. O que está aqui em causa é uma suspeita do Ministério Público de que Vítor Fernandes poderá ter dito a Luís Filipe Vieira para arranjar um testa de ferro para ir comprar uma empresa que não foi possível Luís Filipe Vieira comprar”, explica o jornalista.
Veja mais:
- Quem é Vítor Fernandes, o homem que o Governo escolheu para presidir ao Banco de Fomento?
- Operação Cartão Vermelho. Luís Filipe Vieira assume factos, mas nega crimes
- PCP diz que cabe ao BdP avaliar se Vítor Fernandes pode presidir ao Banco de Fomento
- Governo afasta "neste momento" eleição de Vítor Fernandes para o Banco de Fomento
- PAN quer AR a tomar posição contra nomeação de Vítor Fernandes para Banco de Fomento
- Paulo Baldaia critica nomeação de Vítor Fernandes para liderar Banco de Fomento
- Partidos defendem que Vítor Fernandes "não tem condições" para liderar Banco de Fomento
- Catarina Martins considera "inaceitável" a nomeação de Vítor Fernandes para o Banco de Fomento
