Centenas de voos foram cancelados no aeroporto de Lisboa, na manhã do primeiro dia de greve dos trabalhadores da Groundforce. Nos restantes aeroportos, o impacto da paralisação é bem menor.
A ANA está a aconselhar os passageiros com voo marcado para sábado e domingo, que se informem sobre o estado do mesmo, antes de se deslocarem para o aeroporto. A TAP disponibilizou uma plataforma para os passageiros.
No aeroporto de Lisboa, a situação piora a cada hora que passa. A greve dos trabalhadores de handling da Grounforce começou ás 00:00 deste sábado e há cada vez mais voos a serem cancelados, deixando em terra milhares de passageiros.
Além de Lisboa, a greve afeta também os aeroportos do Porto, Faro, Funchal e Porto Santo. A Groundforce está aconselhar quem viaja que transporte o mínimo de bagagem possível, para minimizar os inconvenientes.
A ANA garante que as companhias que operam com outras empresas de assistência, que não a Groundforce, assim como as que operam no Terminal 2 do aeroporto de Lisboa mantêm a sua operação
Em comunicado a TAP já fez saber que a operação da companhia está a registar significativos constrangimentos, com o registo de vários voos cancelados. Pede aos passageiros que acompanhem o estado dos voos no site da transportadora.
Os funcionários do serviço de assistência em terra reivindicam o pagamento atempado dos salários e do subsídio de férias. os trabalhadores vão assegurar apenas os serviços mínimos. Há outra greve marcada de 31 de julho até 2 de agosto.
VEJA MAIS:
- Greve da Groundforce. Sindicato regista adesão próxima de 100% no aeroporto de Lisboa
- Greve da Groundforce leva ao cancelamento de perto de 200 voos durante a manhã
- Pilotos da TAP reúnem-se hoje para debater despedimento coletivo
- Comissão Europeia investiga apoio estatal de 3.200 M€ à TAP
- Groundforce recomenda a quem viaja levar pouca bagagem devido à greve na empresa
- TAP. Técnicos de manutenção convocam greve e avançam para via judicial
- Governo negocia possível entrada da Lufthansa no capital da TAP
- Greve ao trabalho extraordinário na Groundforce começa hoje e termina em outubro
- Groundforce considera "inaceitáveis" condições do adiantamento proposto pela TAP
- ANA alerta para constrangimentos nos aeroportos devido à greve na Groundforce