À conquista de Marte

Fotografias captadas pelo Perserverance mostram colinas rochosas de Marte

O robô da NASA está a analisar a superfície do planeta vermelho em busca de vestígios de vida.

A NASA divulgou novas imagens de Marte, captadas este domingo pelo robô Perseverance. As fotografias mostram a superfície rochosa e as colinas do planeta vermelho.

Perseverance chegou há uma semana e meia ao quarto planeta do sistema solar e ainda está a tentar perceber a dimensão e os detalhes do deserto onde se encontra. Vai registando tudo o que o rodeia.

À Terra chegam as fotografias enviadas de Marte: rochas, poeira e o enorme e aparente vazio que pode esconder os vestígios de vida que, por aqui, pode ter andado há 3.500 milhões de anos.

Há dias chegou também à NASA uma gravação em 360 graus que permite aos cientistas – entre o deslumbramento e a curiosidade – analisar com maior precisão os segredos de Marte.

O objetivo de Perserverance procura sinais de vida, como micróbios, e as amostras recolhidas serão depois enviadas para a Terra, com a ajuda de uma outra missão que está prevista para o início da próxima década.

  • O bicho homem em quatro episódios

    Opinião

    Gostava muito de partilhar o otimismo de Attenborough e de Bregman. Mas depois há episódios como o da Superliga. Ou o das vacinas concentradas no hemisfério Norte. E a esperança esvai-se. Como as superfícies geladas do Ártico no verão.

    Cristina Figueiredo