Afeganistão

Opinião

"Quem é que no futuro arriscará apoiar os americanos nas zonas difíceis?"

José Miguel Júdice deixa críticas à saída norte-americana do Afeganistão.

Loading...

José Miguel Júdice critica a passividade da Europa perante o que se está a passar no Afeganistão. O comentador da SIC Notícias faz também duras críticas aos sucessivos Governos norte-americanos.

“Em primeiro lugar, a total incompetência do império americano em não antecipar o avanço dos talibãs e o seu sucesso (…) Quem é que no futuro vai acreditar nas previsões do Governo americano? Em segundo lugar, o abandono criminoso dos que lutaram ao lado deles. (…) Quem é que no futuro arriscará apoiar os americanos nas zonas difíceis do mundo?”

O comentador considera que os Estados Unidos assistiram com uma “cobardia histórica” aos talibã a “rebentarem com tudo o que tinha ficado acordado”, sem nada fazerem.

“Quem é que daqui para a frente não vai pensar que os EUA é um tiro de papel e que as garantias que dá a países que se houver problemas vão ser apoiados vão ser para cumprir?”, questionou ainda.

Sobra a Europa, Júdice afirma que se está “a discutir o sexo dos anjos” e que as preocupações se focam na “espuma dos dias”.

► Veja mais: