Eleições Autárquicas

Autárquicas. Ricardo Baptista Leite entre os 50 nomes anunciados por Rio

O líder do PSD confirmou a candidatura de António Oliveira a Vila Nova de Gaia e a de Vladimiro Feliz à câmara do Porto.

Loading...

Rui Rio anunciou mais 50 cabeças de lista do PSD às autárquicas, somando já 202 candidatos. Entre os 50 nomes avançados, esta terça-feira, estão nove mulheres. António Oliveira foi anunciado como candidato a Vila Nova de Gaia, o deputado Ricardo Baptista Leite irá concorrer a Sintra e Vladimiro Feliz será o candidato para o Porto.

António Oliveira estreia-se na política. O antigo selecionador nacional vai encabeçar a coligação PSD-CDS contra o socialista Eduardo Vítor Rodrigues. A escolha do antigo futebolista tem sido questionada, devido às posição assumida por Rio sobre a ligação entre a política e o futebol. No entanto, o líder social-democrata destacou, durante a apresentação, que o antigo treinador terminou a atividade na área desportiva há mais de 15 anos e dedicou-se à atividade empresarial.

O deputado Ricardo Baptista Leite é médico infecciologista e vice-presidente da bancada do PSD. Durante a pandemia, Baptista Leite tem assumido um papel de destaque – o que levou Rio a dizer que é “seguramente dos deputados mais conhecidos da Assembleia da República. É atualmente coordenador científico de Saúde Pública do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e assistente convidado da Nova Medical School.

Para a Câmara do Porto, o PSD anunciou a candidatura de Vladimiro Feliz, licenciado em Engenharia Mecânica, na opção de Gestão da Produção. O engenheiro irá encabeçar uma lista que deverá concorrer sem o apoio do CDS. Os centristas estão em negociações com o atual presidente Rui Moreira.

Foram ainda anunciadas mais três candidaturas a sedes de concelho: Jorge Ascenção irá concorrer a Gondomar, o empresário e independente Luís Tão será o cabeça de lista para Vila Real e o professor Nuno Palma Ferro irá candidatar-se a Beja.

Nesta lista é ainda revelado o regresso do histórico autarca de Almodôvar António Sebastião, que foi eleito presidente pelos sociais-democratas nesta autarquia entre 2001 e 2013, altura em que se desvinculou do partido.