Coronavírus

Irlanda regista primeira morte causada pelo novo coronavírus

Antonio Parrinello

O país tem 34 casos confirmados de Covid-19.

Especial Coronavírus

A Irlanda registou a primeira morte provocada pelo novo coronavírus, anunciou hoje o ministério da Saúde, sem adiantar detalhes antes de uma conferência de imprensa marcada para mais tarde.

"Continuamos os nossos esforços para parar a transmissão deste vírus", afirmou o diretor geral de saúde, da Irlanda, Tony Holoman, em comunicado.

De acordo com o último balanço, feito na terça-feira, o país identificou 34 pessoas infetadas.

Numa tentativa de conter a propagação do vírus, o Governo, por recomendação das autoridades de saúde, decidiu na segunda-feira cancelar os desfiles do feriado nacional de São Patrício em 17 de março em todo o país, que anualmente juntam centenas de milhares de participantes, entre irlandeses e turistas.

Os números do Coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou hoje a doença Covid-19 como pandemia tendo em conta os "níveis alarmantes de propagação e inação", justificou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 118 mil casos de infeção em 114 países e 4.291 mortes.

Face ao avanço da epidemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.

Veja também: