Coronavírus

Covid-19: Barcelos fecha equipamentos e serviços mas mantém feira e mercado

Sergio Perez

Encerrados pavilhões municipais, piscinas, museus, Posto de Turismo, Torre Medieval, Biblioteca, Arquivo Municipal, Casa da Juventude e albergue da Casa da Recoleta.

Especial Coronavírus

A Câmara de Barcelos decidiu encerrar ao público, a partir de hoje e por tempo indeterminado, um conjunto de equipamentos e serviços, mas a feira semanal e o mercado mantêm-se em funcionamento.

Em comunicado, o município refere que, no âmbito das medidas de prevenção da Covid-19, foram encerrados os pavilhões municipais, piscinas, museus, Posto de Turismo, Torre Medieval, Biblioteca, Arquivo Municipal, Casa da Juventude e albergue da Casa da Recoleta.

A agenda do Theatro Gil Vicente foi cancelada e foram suspensos os programas educativos municipais desenvolvidos nas escolas do concelho e os programas desportivos e culturais municipais.

O município decidiu ainda suspender visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural, incluindo visitas de estudo que recorram ao serviço de transportes da autarquia.

Por outro lado, foram canceladas as atividades promovidas por terceiros em espaços públicos municipais.

Foram encerrados todos os balcões de atendimento municipais, com exceção do Balcão Único.

A Feira Semanal e o Mercado Municipal manter-se-ão em funcionamento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quarta-feira a doença Covid-19 como pandemia, justificando esta decisão com "níveis alarmantes de propagação e de inação".

A pandemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.500 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 124 mil pessoas, com casos registados em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 59 casos confirmados.

Até à meia-noite de quarta-feira (16:00 horas em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu em 11, para 3.169. No total, o país soma 80.793 infetados.

As medidas já adotadas em Portugal para conter a pandemia incluem, entre outras, a suspensão das ligações aéreas com a Itália, a suspensão ou condicionamento de visitas a hospitais, lares e prisões, e a realização de jogos de futebol sem público.

Veja também:

  • 140 mortos e 6.408 casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS refere a existência de 140 mortes e 6.408 infetados com o novo coronavírus em Portugal. Mais 21 óbitos e 446 casos em relação a ontem, o que representa um aumento de 7,5% no número de casos. Arrancou hoje um programa de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos do país. A medida do Governo visa evitar novos focos de contágio. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias