Coronavírus

Federação de canoagem suspende competições até 29 de março devido a coronavírus

Tamas Kovacs

Suspensão de todas as competições sob a égide da FPC previstas no calendário nacional.

Saiba mais...

A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) anunciou hoje a "suspensão imediata" de todas as competições marcadas "até ao dia 29 de março", devido à pandemia da Covid-19.

A suspensão afeta vários eventos da modalidade, incluindo, já no próximo fim de semana, a jornada inaugural do campeonato nacional de kayak polo, agendada para Vila Franca de Xira.

"Pretende-se contribuir ativamente para a prevenção e o controlo da pandemia provocada pelo vírus SARS-COV-2 [síndrome respiratória aguda grave - coronavírus 2]", refere, em comunicado, a direção da Federação Portuguesa de Canoagem.

O campeonato nacional de fundo e a Taça de Portugal de tripulações, marcados para Mirandela, para os dias 21 e 22 de março, respetivamente, também foram adiados.

Igualmente suspensos foram o campeonato nacional de slalom, previsto para 28 e 29 de março, em Vizela, e o campeonato nacional de canoagem de mar, cuja primeira etapa estava agendada para o dia 28 de março, em Lagoa.

Além das competições nacionais, a suspensão estende-se a campeonatos regionais ou quaisquer outras competições sob a égide da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) previstas no calendário nacional.

De acordo com a duração global da situação de saúde pública vigente, a federação equacionará o reagendamento ou o cancelamento das referidas competições, informando em devido tempo os clubes das opções tomadas e, se aplicável, das novas datas para os eventos.

O organismo recomenda ainda cuidados redobrados aos atletas residentes no centro de estágios de Montemor-o-Velho e pede a todos os agentes para evitar deslocações à sede e contactos presenciais, a menos que se revelem "inadiáveis e essenciais".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, que surgiu na China em dezembro de 2019, como pandemia.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, subiu para 78 em Portugal, mais 19 do que os contabilizados na quarta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 637 casos suspeitos, dos quais 133 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há ainda 4.923 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Veja também:

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino