Devido ao coronavírus, Portugal enviou um Boeing 767 da EuroAtlantic, esta sexta-feira, para Luanda, em Angola, para repatriar cidadãos portugueses. A chegada a Lisboa está prevista para amanhã por volta das 07h00 da manhã.
Também este sábado, Angola vai enviar dois aviões para Lisboa e Porto para levar angolanos de volta ao país.
Em janeiro, um avião da companhia aérea portuguesa repatriou cidadãos canadianos a bordo do Diamond Princess, um navio que estava atracado em quarentena no porto de Yokoama, no Japão.
OS NÚMEROS DO CORONAVÍRUS
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10.400 morreram. Das pessoas infetadas, mais de 89.000 recuperaram da doença.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 182 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 1.020, mais 235 do que na quinta-feira, e o número de mortos para seis.
O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.
O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 02 de abril.
Veja também:
- A mensagem que chega de Itália: "Preparem-se"
- O apelo emocionado de uma enfermeira inglesa
- Durante a quarentena há quem arranje outras formas de passear o cão
- Portugueses usam luvas mas deixam-nas espalhadas no chão
- Coronavírus: preciso de usar máscara?
- Fiscalização da ASAE por suspeita de especulação de preços