Coronavírus

Pagamentos com cartão sem pôr código passam a ser permitidos até 50 euros

Para incentivar os pagamentos sem tocar em terminais multibanco.

Os consumidores vão poder, a partir desta quarta-feira, fazer pagamentos até 50 euros com cartões contactless sem introduzir o código PIN, anunciou hoje o Banco de Portugal.

Atualmente, para fazer pagamentos aproximando o cartão do terminal de pagamento e sem colocar PIN o limite é de 20 euros, mas foi decidido aumentar o montante tendo em conta a evolução da pandemia Covid-19 para incentivar os pagamentos sem contacto.

"Com a tecnologia 'contactless' [sem contacto] , o cartão não sai da sua mão e não é necessário inserir o código pessoal no terminal. Até agora, este sistema permitia apenas pagamentos num valor máximo de 20 euros. A partir de amanhã, o código pessoal deixa de ser necessário em compras 'contactless' com cartão até 50 euros", informou o Banco de Portugal em comunicado.

Já os pagamentos 'sem contacto' com telemóvel continuam sem limite de montante, diz o Banco de Portugal, que pede que nas compras quotidianas sejam privilegiados os pagamentos 'sem contacto'.

O mais recente balanço da pandemia

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 360 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde informou esta terça-feira, num segundo boletim epidemiológico, que o novo coronavírus já provocou 33 mortes.

Os números divulgados inicialmente no primeiro boletim davam conta de 30 óbitos, um dos quais nos Açores, mas a Autoridade de Saúde Regional veio esclarecer, entretanto, que não confirma mortes na região.

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Veja também: