Coronavírus

Covid-19. Governo prepara linha de apoio à restauração

ESTELA SILVA

Para restaurantes dos concelhos atingidos pelas medidas de restrição.

Especial Coronavírus

O Governo vai aprovar esta semana um pacote de ajuda específico para a restauração. O anúncio foi feito na segunda-feira por António Costa durante uma entrevista à TVI.

A medida aplica-se aos restaurantes dos concelhos mais atingidos e pretende compensar a receita que os estabelecimentos vão perder nos próximos dois fins de semana. Este apoio vai ser atribuídos após análise da receita de cada um dos restaurantes através do E-fatura.

Contactados pela SIC, os Ministérios das Finanças e Economia remetem para os próximos dias os moldes de como vai o Governo compensar o setor da restauração.

Na semana passada, o Executivo de António Costa já tinha avançado com algumas medidas para o tecido empresarial num investimento na ordem dos 1.500 milhões de euros.

Novas medidas anunciadas pelo Governo são "morte anunciada" de restaurantes

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) vê com "apreensão" as novas medidas adotadas de combate à pandemia adotadas pelo Governo e diz que se irá assistir à "morte anunciada" de restaurantes, segundo um comunicado.

"Os comerciantes, a restauração, outros setores, os seus trabalhadores e suas famílias estão a viver momentos muito difíceis, de fortes quebras de rendimentos, de insegurança, de restrições de circulação e tantas outras. Alegadamente tudo em nome da saúde pública", aponta a entidade.

Para a confederação "é imperioso travar a pandemia", desde "que não se mate a economia", defendendo que isso levará a um enorme "drama social".

Veja também: