Coronavírus

Covid-19. Vacinação em Portugal para quando?

Persistem muitas dúvidas quanto à data da chegada das vacinas, o armazenamento, distribuição e o processo de imunização dos portugueses.

Especial Coronavírus

O primeiro-ministro assegurou que Portugal está pronto para comprar 16 milhões de doses de três vacina diferentes contra a covid-19.

A ministra da saúde, Marta Temido, diz que o país está a trabalhar para que tudo esteja pronto quando a vacina chegar, mas persistem muitas dúvidas quanto ao armazenamento, distribuição e o próprio processo de imunização dos portugueses.

Há um mês, a Comissão Europeia pediu aos estados membros para se prepararem. Só agora foi conhecida a comissão que vai acompanhar o plano de vacinação de Portugal.

Sabe-se que as Forças Armadas e a Proteção Civil estão envolvidas na operação, a TAP já se disponibilizou para apoiar no transporte, mas a estratégia de imunização em larga escala é ainda pouco clara e, segundo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, vai passar pelas farmácias.

A comissão técnica de vacinação contra o novo coronavírus, nomeada no início do mês, aguarda informações dos fabricantes sobre a fase III dos ensaios clínicos para poder determinar estratégias e recomendar prioridades ou medidas especificas.

Neste momento há ainda muitas incertezas quanto a à organização dos grupos prioritários e os critérios de vacinação.

As vacinas que fazem parte dos acordos feitos pela Comissão Europeia estão já encomendadas, mas não se sabe quando é que chegam a Portugal.