Coronavírus

Covid-19. Hospital de Viseu está perto de atingir limite máximo

Frederico Pinto

Frederico Pinto

Repórter de Imagem

O número de internados praticamente duplicou em menos de uma semana.

O hospital de Viseu está perto de atingir o limite máximo da resposta aos casos covid-19 que existem na região. O segundo maior hospital da região Centro já teve de abrir uma quinta enfermaria e as cirurgias não urgentes começam a ser canceladas.

Em menos de uma semana o número de internados no hospital de Viseu praticamente duplicou. Há 10 pessoas em cuidados intensivos e 115 internadas em cinco enfermarias. A quinta enfermaria foi aberta nos últimos dias para responder aos vários surtos em lares, como é o caso de Nelas, Mangualde e Viseu.

A Direção Clínica do hospital foi obrigada a cancelar algumas cirurgias e a readaptar serviços para aumentar a capacidade. O hospital garante que continuará a dar respostas aos casos covid-19 da região, mas admite que o crescente número de infetados está a colocar a unidade sob stress.

Já na semana passada, vários doentes começaram a ser transferidos para unidades privadas de saúde para libertar camas no hospital de Viseu. Esta medida deverá ser mantida nos próximos dias.

No último balanço da proteção civil, o concelho de Viseu registou um aumento de 20% o número de infetados, o que representa mais 400 novos casos positivos de covid-19.