No Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia a situação tem vindo a agravar-se nos últimos dias. Estão internados 180 doentes com covid-19.
Nas últimas semanas chegaram pedidos de ajuda de outros hospitais, um sinal de que o sistema está a encontrar soluções perto do limite.
A unidade de saúde reinventa-se para acomodar tantos doentes, o que já forçou a encontrar vagas noutras enfermarias.
Na nova urgência regista-se também um crescimento nos atendimentos, mas teme-se o agravamento da situação clínica de muitos doentes nos próximos dias.
Na última sexta feira, no Pavilhão Satélite já se percebia o crescimento de casos no Norte do país. Todo o edifício é um internamento covid. O internamento foi entretanto esfotado.
Profissionais de várias áreas são chamados a auxiliar a recuperação de doentes covid.
A nova urgência do Centro Hospitalar de Gaia, inaugurada em novembro, chegou na hora certa. Na manhã de sexta-feira, só na área covid estavam 74 doentes em observação. Recebem todos os cuidados até à entubação invasiva. São doentes que descompensam rapidamente e que podem precisar do dobro ou do triplo do oxigénio de outros doentes.
Ainda há espaço nas boxes da urgência do Hospital de Gaia, mas adivinha-se pelo ritmo do atendimento que os pedidos de ajuda vão começar a chegar cada vez mais. Na sexta feira, também subia a pressão nos cuidados intensivos. Só em 24 horas entraram oito doentes.
- Covid-19. Pressão nos hospitais só alivia com confinamento de dois meses e vacinação de idosos
- Covid-19. Pressão nos hospitais no Norte e Centro do país é cada vez maior
- Covid-19. Mais de 2.700 mil internados nos hospitais de Lisboa e Vale do Tejo
- Covid-19. "Precisámos de um planeamento a nível nacional. Isto é medicina de catástrofe"
- "A pandemia é uma lição de humildade. Se não aprendermos, mais vidas serão perdidas sem necessidade"