O Presidente da República pediu, esta quarta-feira, uma decisão "rápida e clara" sobre a vacina da AstraZeneca, uma vez que o desconfinamento em Portugal está muito dependente do processo de vacinação. Marcelo Rebelo de Sousa critica o facto de vários países da União Europeia (UE) estarem a tomar decisões de forma unilateral.
“A questão da produção das vacinas tem sido uma via sacra – uma expressão pascal que quer dizer um conjunto de problemas que se tem acumulado no tempo”, disse Marcelo durante uma visita a uma unidade de saúde familiar.
Para o chefe de Estado, as dúvidas que vão surgindo e as consequentes reações dos diferentes estados-membros “perturbas as opiniões públicas”, criticando que não haja, “numa realidade unida que é a UE, uma posição unida, clara e duradoura em matéria de vacinas”. Marcelo sublinhou ainda a importância da vacinação no desconfinamento
- Ministra da Saúde convoca ministros da UE para reunião de urgência sobre vacina AstraZeneca
- EMA apresenta hoje conclusões sobre efeitos secundários da vacina da AstraZeneca
- Haiti recusou vacinas da AstraZeneca oferecidas pela OMS
- Região espanhola de Castela e Leão suspende vacinação com AstraZeneca
- Austrália vai pedir à UE e AstraZeneca 3,1 milhões de vacinas em falta
- Regulador europeu avalia possível ligação entre a vacina da AstraZeneca e a formação de coágulos
- Covid-19. Task force mantém AstraZeneca no programa de vacinação "por agora"
- Ligação da AstraZeneca a coágulos sanguíneos. "São poucas dezenas em milhões de doses administradas"