Coronavírus

Covid-19. Vacinação das pessoas entre os 18 e os 29 anos arranca hoje

A convocação desta faixa etária é feita através do agendamento central, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Saiba mais...

As pessoas entre os 18 e os 29 anos começam este domingo a ser vacinadas contra a covid-19 por ordem decrescente de idade, segundo a task force que coordena o plano de vacinação.

A convocação desta faixa etária é feita através do agendamento central, com os utentes a receberem uma mensagem SMS ou um telefonema dos serviços de saúde, mas o autoagendamento ficará, gradualmente, disponível até aos 18 anos.

Na sequência da fase 2 do plano de vacinação e de um maior número de vacinas recebidas por Portugal, o portal para autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos e, desde então, tem ficado disponível para marcações das faixas etárias dos 50, 40 e 30 anos.

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, divulgado na última semana, indica que 85,7% dos jovens entre os 16 e os 25 pretendem ser vacinados, mas 14,3% ainda não decidiram se vão receber a vacina contra o vírus SARS-CoV-2.

Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, 6% da faixa etária entre os 18 e os 24 anos (49.206 pessoas) já receberam a primeira dose da vacina e 5% (35.621) têm a vacinação completa.

Vacinação acelera em Portugal. Previsão aponta para 850 mil pessoas vacinadas por semana

A vacinação contra a covid-19 vai acelerar nas próximas duas semanas em Portugal, com um aumento da capacidade dos centros.

A task force responsável pelo processo quer vacinar 850 mil pessoas em cada semana.

A task force explica que foram recebidas vacinas que permitem aumentar o processo até ao máximo da capacidade de cada centro, um esforço considerado essencial perante a propagação da variante Delta. O vice-almirante Gouveia e Melo diz que o objetivo será vacinar cerca de 120 mil pessoas por dia.

As próximas duas semanas, explicou, são decisivas pelo que é expectável que o ritmo de vacinação suba para mais de 120 mil vacinas por dia de forma consistente o que fará com que a vacinação atinja por semana mais de 800 mil vacinas.

"Haverá dias em que podemos chegar ou ultrapassar a capacidade dos 140 mil por dia, vamos alargar horários e reforçar as nossas equipas", acrescenta.

Vacinação sem agendamento já disponível para pessoas a partir dos 45 anos

A vacinação contra a covid-19 sem necessidade de agendamento está disponível, deste sábado, para pessoas com idade igual ou superior a 45 anos e que não tenham sido infetadas nos últimos seis meses.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pela task force responsável pelo processo de vacinação.

Para serem vacinados, os utentes devem dirigir-se ao centro de vacinação covid correspondente ao Centro de Saúde onde estão inscritos, nos horários específicos da modalidade "casa aberta".

Os horários de funcionamento desta modalidade nos centros de vacinação podem ser consultados aqui.

De acordo com a task force, o sistema foi criado para "assegurar que todas as pessoas elegíveis são chamadas ao processo de vacinação"