Ainda não passou uma semana desde a primeira deteção da nova variante e a União Europeia já regista 44 casos confirmados da variante Ómicron, da covid-19. Nos Países Baixos a autoridade de saúde diz que o primeiro caso surgiu antes da descoberta na África do Sul e que a disseminação já ocorre na comunidade.
Nos Países Baixos, as amostras demonstram a existência de pelo menos dois casos antes da nova variante ser confirmada na África do Sul.
A concentração de casos ocorre sobretudo entre os estudantes universitários de Pretória.
OS CASOS DE ÓMICRON NO REINO UNIDO
Militares e voluntários britânicos vão envolver-se no processo de vacinação, que agora se destina à administração da terceira dose a todos os adultos.
Com a variante Ómicron na Inglaterra e na Escócia, o Governo volta a exigir o uso de máscaras nas lojas e nos transportes públicos.
CASOS DE ÓMICRON NA ALEMANHA
Áustria e Alemanha registam os primeiros sinais de controlo da atual vaga, mas as autoridades alemães registam o primeiro caso de Ómicron.
A Organização Mundial de Saúde aconselha os maiores de 60 anos, assim como todos os que têm risco de doença severa por covid-19, a adiar as viagens que possam ser marcadas nesta altura.
SAIBA MAIS
- Regresso à situação de calamidade: saiba o que muda
- Variante Ómicron: diretor clínico do Belenenses SAD testa positivo no Hospital de Almada
- Covid-19: OMS pede resposta racional e proporcional à variante Ómicron
- Hospital de Almada fecha urgência e consultas de pediatria após caso de Ómicron
- Espanha deteta mais três casos da nova variante Ómicron
- Surto de covid-19 no Belenenses SAD: mais de 100 pessoas isoladas