Portugal realizou na terça-feira cerca de 117 mil testes à covid-19, o que "representa um novo máximo de testes efetuados num só dia", de acordo com a task force da Testagem.
De acordo com o um comunicado da task force, este número não inclui os autotestes.
O recorde anterior tinha sido atingido a 21 de abril deste ano, quando foram feitos cerca de 98 mil testes.
Desde o início da pandemia até 26 de novembro, realizaram-se mais de 21 milhões de testes. Em novembro, foram feitos 1,5 milhões, com uma média diária de cerca de 50 mil testes.
No que diz respeito à tipologia de testes, realizaram-se até à data cerca de 15 milhões de testes TAAN/PCR e aproximadamente 6,3 milhões de TRAg de uso profissional (testes de antigénio), num total de 21,4 milhões.
Os testes rápidos de antigénio voltaram a ser gratuitos, desde o dia 19 de novembro. Esta é uma das medidas de controlo e combate à pandemia de covid-19 no país, estando em vigor pelo menos até 31 de dezembro.
O elevado número de testes à covid-19 estará relacionado com as novas medidas anunciadas na passada semana pelo Governo e que entraram esta quarta-feira em vigor.
A apresentação de teste negativo à covid-19 será obrigatória, mesmo para vacinados, no acesso a lares, estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais ou desportivos e discotecas.
Bastonária dos Farmacêuticos preocupada com falta de testes
Em muitas farmácias, já não há vagas para os próximos dias e os autotestes estão esgotados.
A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos diz que está muito preocupada com a falta de testes de diagnóstico à covid-19.
"Os portugueses sabem que a testagem nesta fase é fundamental para garantir o controlo da situação. Estamos preocupados e estamos a tentar garantir que não há regiões do país sem esta capacidade de resposta aos testes", disse Ana Paula Martins em entrevista à SIC Notícias.
Saiba mais:
- Covid-19: teste exigido em eventos desportivos ao ar livre acima de 5 mil espetadores
- Covid-19: discotecas e bares exigem teste negativo à entrada
- Covid-19: Discotecas vendem testes rápidos por 10 euros
- Covid-19: regressam os testes obrigatórios para jogadores no futebol profissional
- Mais de 108 mil pessoas foram vacinadas contra o coronavírus e a gripe


