Crise Migratória na Europa

Tensão aumenta em Ceuta. "Foram disparados, à vontade, mais de 20 tiros"

Manifestantes pró-migração arremessaram objetos. Pelo menos um polícia ficou ferido.

A polícia espanhola carregou, esta segunda-feira à noite, sobre os manifestantes pró-migração, em Ceuta, quando se tentaram aproximar do hotel onde está Santiago Abascal, líder do Vox.

A jornalista da SIC no local, Conceição Ribeiro, relata um clima de grande tensão. Foram arremessados objetos e, pelo menos, um polícia ficou ferido. Há cada vez mais manifestantes pró-migrantes a chegar ao local.

Nos confrontos nas ruas de Ceuta, há também mulheres e crianças, segunda a jornalista. A maior parte dos manifestantes são espanhóis descendentes de marroquinos.

"Sempre que se ouvem tiros é sinal para a polícia carregar sobre manifestantes", diz Conceição Ribeiro.

"Foram disparados, à vontade, mais de 20 tiros", acrescenta.

Para já, Santiago Abascal vai continuar no interior do hotel onde esta segunda-feira falou aos jornalistas. Não há condições de segurança para sair. O discurso era para ter acontecido no exterior, na Praça de África, mas foi alterado para o hotel devido às manifestações.

O Governo proibiu as manifestações que estavam marcadas para esta segunda-feira, em Ceuta. No entanto, o partido de extrema-direita Vox manteve o protesto num outro sítio. Nesse local, decorre também uma manifestação pró-migrantes.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros