Governo

A tomada de posse do novo secretário de Estado da Agricultura

O Governo tem, oficialmente, um secretário de Estado da Agricultura. Desde o passado dia 5 de janeiro, com a saída em tempo recorde de Carla Alves, que a pasta estava "órfã".

A tomada de posse do novo secretário de Estado da Agricultura
TIAGO PETINGA

Precisamente 41 dias depois da polémica saída de Carla Alves, o sucessor tomou posse esta quarta-feira, no Palácio de Belém. O nome foi proposto pelo Governo e o Presidente da República aceitou. Trata-se de Gonçalo Caleia Rodrigues.

A cerimónia começou às 19:15, uma hora e meia de atraso relativamente ao que estava previsto, com a chegada à sala dos embaixadores do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e do primeiro-ministro, António Costa.

O atraso deveu-se a uma apresentação do Governo sobre o PRR, em que participaram António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta curta cerimónia de dois minutos, marcou presença a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa, Augusto Santos Silva e António Costa cumprimentaram o novo secretário de Estado e a ministra da Agricultura.

Gonçalo Rodrigues terá sido o primeiro governante a ser bem sucedido no questionário de 36 perguntas criado, precisamente, na sequência de uma série de nomeações polémicas para o Executivo.

Gonçalo Caleia Rodrigues substitui no cargo Carla Alves, que se demitiu a 5 de janeiro, poucas horas depois de ter tomado posse, na sequência de um processo judicial envolvendo o seu marido e ex-autarca em Vinhais.

Nascido no Porto em 1981, Gonçalo Caleia Rodrigues é doutorado em Engenharia dos Biossistemas, pelo Instituto Superior de Agronomia, e tem uma pós-graduação em gestão, da Nova School of Business and Economics, de Lisboa.

O novo secretário de Estado foi vice-presidente do Instituto Superior de Agronomia, instituição onde foi professor auxiliar.