Guerra Rússia-Ucrânia

Plano de Paz na Ucrânia: Trump está otimista, Zelenzky "pronto a avançar", só falta 'ok' da Rússia

O Presidente dos EUA diz que pode estar muito próximo um acordo de paz na Ucrânia. Ainda há questões “sensíveis” mas são ultrapassáveis. Entretanto as negociações com Kiev continuam, os aliados europeus estão ao lado de Zelensky, que poderá ir à Casa Branca ainda esta semana, para uma nova ronda negocial. E a Rússia? O enviado norte-americano, Steve Witkoff, vai a Moscovo para perceber em que ponto estão as intenções do Kremlin e de… Putin.

Loading...

Donald Trump acredita que está para breve um encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky com vista ao fim da guerra na Ucrânia. Ainda assim, diz que só acontecerá quando as negociações estiverem perto do fim.

“Creio que estamos próximos de alcançar um acordo. Veremos. Pensei que esta questão ficasse resolvida mais cedo. Resolvemos oito e pensei que esta seria a mais fácil, mas estamos a fazer progressos”, diz Trump

Loading...

A Casa Branca reconhece que ainda há questões delicadas a tratar, mas que são ultrapassáveis, e que o enviado americano, Steve Witkoff vai a Moscovo para negociar com o Presidente russo.

Entretanto, as negociações com a Ucrânia continuam. Zelensky já terá concordado com o plano dos EUA.

Zelensky diz que a Ucrânia tem de estar no centro das decisões, e garante estar pronto para reunir com Trump para discutir pontos sensíveis do acordo de paz.

Loading...

Aliados ao lado de Zelensky e elogiam Trump

Os líderes da “Coligação dos Dispostos” defendem esforços diplomáticos para o plano de paz na Ucrânia.

O Presidente francês, o primeiro-ministro britânico e o chanceler alemão lideraram uma reunião, esta terça-feira, com os 35 membros da coligação, o Presidente ucraniano e o secretário de Estado norte-americano Marco Rubio.

“Estamos claramente num momento crucial. As negociações estão a ganhar um novo impulso e devemos aproveitar este momento, não porque haja motivos para alarme - a Ucrânia está sólida, a Rússia está lenta, e a Europa está firme -, mas porque finalmente há uma oportunidade de se conseguir um progresso real em direção a uma paz duradoura. No entanto, a condição absoluta para uma paz duradoura é um conjunto de garantias de segurança muito robusta, e não garantias no papel”, alerta Macron.

Loading...

Em comunicado, o gupo demonstra apoio inabalável à Ucrânia e defende uma paz justa e duradoura. Além disso, sublinham os esforços de Donald Trump para pôr fim à guerra mas vincam que qualquer solução deve preservar a soberania da Ucrânia, incluindo as fronteiras que não devem ser mudadas à força.

“O Reino Unido está pronto a avançar com a UE no sentido de prestar apoio financeiro com base no valor dos ativos imobilizados. Esta é a melhor forma de mostrar a Putin que ele deve negociar em vez de esperar que desistamos, é a melhor forma de nos prepararmos para apoiar a Ucrânia em tempo de guerra ou de paz”, garantiu Starmer.

Loading...

E os ucranianos, o que esperam?

Os cidadãos ucranianos destacam a importância do apoio da Europa nas negociações do plano de paz, proposto pelos Estados Unidos.

Loading...