O canoísta Fernando Pimenta regressou, esta quarta-feira, a Portugal, depois de ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. À chegada ao aeroporto de Lisboa, confessou que ainda está a ganhar consciência do feito alcançado, mas já sonha com as próximas competições
"Ainda não estou a acreditar muito bem no momento", começou por dizer o atleta aos jornalistas. “Ainda não deu para ver ou rever a regata. Só hoje é que me apercebi do quão fiquei perto da prata e ainda não estou um bocado dentro da realidade, ainda estou a sentir o peso da medalha”.
Quando questionado se sente que irá ficar na história da canoagem, Fernando Pimenta acredita já ter o nome inscrito na modalidade e pretende alcançar novos prémios nas Olimpíadas.
"Acho que na história já estava através do currículo que tenho vindo a apresentar, agora em termos de currículo olímpico acho que ainda posso acrescentar mais alguma coisa", disse ainda.
O atleta, que está prestes a fazer 32 anos, sente-se “capaz de continuar nos próximos anos a conquistar resultados e medalhas para Portugal”.
TERCEIRA MEDALHA PORTUGUESA EM TÓQUIO
Esta é a terceira medalha de Portugal em Tóquio 2020, depois do bronze do judoca Jorge Fonseca na categoria de -100kg e da prata de Patrícia Mamona no triplo salto.
Portugal passou a contar com um total de 27 medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro, nove de prata e 14 de bronze), duas das quais na canoagem, ambas com a participação de Fernando Pimenta, que integra agora o restrito grupo de atletas lusos com dois pódios no maior evento desportivo mundial.
ACOMPANHE O ESPECIAL JOGOS OLÍMPICOS
A SIC EM TÓQUIO
VEJA MAIS:
- Portugal nos Jogos Olímpicos. Quem continua e quem está fora
- Primeiro-ministro diz que Pimenta "enche de orgulho" os portugueses
- Marcelo felicita Fernando Pimenta pelo bronze na canoagem
- Fernando Pimenta beijou o pódio e partilhou a medalha de bronze com a filha
- Portugal nos Jogos Olímpicos. Quem continua e quem está fora
- Tóquio 2020. Canoísta Joana Vasconcelos falha apuramento para as semifinais da prova de K1 500
- Tóquio 2020. Teresa Portela apura-se para as meias-finais de K1 500 metros
- Tóquio 2020. Francisco Belo "triste" por não avançar, mas "feliz por dar o melhor"
- Tóquio 2020. Cavaleira Luciana Diniz "super confiante" para a final de saltos