Jogos Olímpicos

Quem é Pedro Pablo Pichardo?

O campeão olímpico português é um dos seis atletas do mundo a saltar mais de 18 metros.

Pedro Pablo Pichardo nasceu em Cuba há 28 anos. Em 2017 desertou do país e escolheu Portugal para viver. Naturalizou-se em dezembro desse mesmo ano, mas só foi autorizado a representar a seleção portuguesa em agosto de 2019.

É agora o mais recente campeão olímpico português ao vencer o ouro no triplo salto nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Desde muito jovem que Pedro Pablo Pichardo deu nas vistas no triplo salto e, com o tempo, fixou-se como uma referência desta disciplina do atletismo. Em 2015 tornou-se no 5º triplista da história a ultrapassar a marca dos 18 metros.

Dois anos depois, em 2017, foi notícia em todo o mundo por ter desertado da seleção cubana num estágio na Alemanha e, por isso, está proibido de entrar em Cuba até 2025.

Em abril desse ano assinou contrato com o Benfica e em dezembro conseguiu a nacionalidade portuguesa ao abrigo do estatuto de refugiado.

Só em agosto de 2019 é que foi autorizado a representar Portugal nas competições internacionais e na estreia ficou em 4º nos mundiais realizados em Doha, no Catar.

Já em março deste ano venceu o primeiro grande título com a bandeira nacional - foi campeão europeu de pista coberta em Torun, na Polónia.

O pai, Jorge, é o seu treinador. Pai e filho têm estado sempre juntos neste trajeto. Sempre com dois objetivos em mente: tornar Pedro Pablo campeão olímpico e fazer com que o atleta consiga bater o recorde do mundo, que está nos 18 metros e 29 centímetros.

Aos 28 anos o primeiro objetivo está cumprido, fica a faltar o segundo.

A SIC EM TÓQUIO

CONSULTE AQUI O MEDALHEIRO OLÍMPICO

VEJA TAMBÉM: