Operação Marquês

Juiz desembargador para recurso da Operação Marquês já foi sorteado

Raquel Lima foi selecionada como juíza desembargadora relatora. O sorteio foi realizado um dia depois do caso ter chegado ao Tribunal da Relação.

Juiz desembargador para recurso da Operação Marquês já foi sorteado

O recurso da Operação Marquês a um juiz desembargador relator foi sorteado à juíza Raquel Lima. O sorteio foi realizado esta sexta-feira, um dia depois do processo ter chegado ao Tribunal da Relação de Lisboa.

Os caixotes com 186 volumes do processo da Operação Marquês foram levados do Tribunal Central de Instrução Criminal e entregues, esta quinta-feira, no Tribunal da Relação de Lisboa, juntamente com o recurso do Ministério Público que contesta a decisão do juiz Ivo Rosa de deixar cair a esmagadora maioria dos crimes da acusação.

Os volumes contêm "apenas" as cerca de 60 mil páginas do processo principal. Não foram ainda levados os apensos.

Loading...

No entanto, apenas na sexta-feira deverá ser feito o sorteio para a distribuição do recurso a um juiz desembargador relator e a um juiz auxiliar, que nos próximos meses irão analisar os argumentos do procurador Rosário Teixeira, o responsável pela investigação do processo que envolve José Sócrates, Ricardo Salgado e outros 25 arguidos.

Na contestação com mais de 1.700 páginas, o Ministério Público insiste que devem todos ser levados a julgamento e acusou o juiz Ivo Rosa de ter menosprezado as provas recolhidas no inquérito.

Depois de dois anos de instrução, o juiz Ivo Rosa decidiu pronunciar apenas cinco arguidos: José Sócrates e Carlos Santos Silva, por muitos menos crimes e com uma narrativa diferente da acusação; Armando Vara, que, entretanto, já foi julgado e condenado a dois anos de cadeia por branqueamento de capitais; e Ricardo Salgado, também já condenado em primeira instância a seis anos de cadeia por três crimes de abuso de confiança e ainda à espera da decisão do recurso.

Entretanto, já passaram mais de oito anos desde que o Ministério Público deteve José Sócrates no aeroporto de Lisboa e mais de cinco anos desde que o Ministério Público deduziu a acusação.