Orçamento do Estado

OE 2022: Aumentos na função pública insuficientes para sindicatos dada desvalorização dos últimos anos

Ministro das Finanças anunciou que aumento do salário médio dos funcionários públicos será superior a 2,5% em 2022.

Para os sindicatos o aumento do salário médio dos funcionários públicos em 2022 previsto no Orçamento do Estado para 2022 não é suficiente dada a desvalorição dos últimos 12 anos.

"São aumentos que ficam aquém das expectativas, nós pedimos no nosso caderno reivindicativo 3% para trabalhadores e 3% para aposentados", disse Maria Helena Rodrigues, do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado.

O ministro das Finanças confirmou que o aumento do salário médio dos funcionários públicos será superior a 2,5% em 2022. João Leão explica que esse valor é superior aos 0,9% anunciados por via de outras medidas inscritas na proposta de Orçamento do Estado.

Em 2020 quebrou-se o ciclo e foi o único dos últimos 12 anos em que houve aumentos para todos os trabalhadores da Administração Pública de 0,3% em linha com a inflação.

O aumento de 0,9%, previsto no documento entregue na segunda-feira, no Parlamento, representa um esforço orçamental anual permamente de cerca de 225 milhões de euros.

VEJA TAMBÉM:

  • Esqueçam o atrás...

    Tenham noção

    O recado de Rodrigo Guedes de Carvalho sobre redundâncias. Tenham noção que dizer ou escrever "há cinco anos atrás", "subir para cima" ou "descer para baixo" é desnecessário.

    SIC Notícias