O momento em que uma pessoa foi resgatada com vida, na cidade mais próxima do epicentro do grande sismo que atingiu a Turquia e a Síria, foi captado em vídeo. Esta terça-feira já terão sido resgatadas com vida, pelo menos, sete pessoas – um número que deverá aumentar à medida que procedem as operações apoiadas pelas equipas internacionais.
Debaixo de temperaturas geladas e com cerca de 6.000 edifícios colapsados, os socorristas estão numa corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes.
A Turquia mobilizou o exército para as regiões mais castigadas pelo terramoto, incluindo a zonas controladas pelos rebeldes e para a fronteira com a Síria. Pelo menos 20 equipas de salvamento internacionais estão já no terreno para ajudar nas operações de resgate e outras tantas estão a caminho.
Só na Turquia morreram mais de 3.400 pessoas e 20.000 ficaram feridas nas dez províncias mais afetadas pelos abalos desta segunda-feira. Na Síria foram contabilizados mais de 1.600 mortos, perfazendo um total de vítimas mortais acima dos 5.000.