Graça Freitas disse esta tarde que a DGS vai divulgar uma nota técnica com o parecer dos especialistas sobre a vacinação de crianças contra a covid-19. A diretora-geral da Saúde recusou falta de transparência na divulgação de dados sobre a vacinação das crianças e adiantou que em breve vai ser publicada uma nota técnica que fundamenta a decisão.
O plano de vacinação de crianças entre os 5 e 11 anos vai ser divulgado esta sexta-feira, em conferência de imprensa. Graça Freitas esteve manhã no lançamento de uma iniciativa para aumentar a literacia em Saúde, numa escola no Montijo, onde falou aos jornalistas.

A diretora-geral da Saúde disse também que até ao Natal apenas metade das crianças entre os 5 e os 11 anos poderão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Graça Freitas lembrou que a chegada da primeira tranche das vacinas pediátricas está prevista para dia 13 e remeteu para esta sexta-feira a divulgação da informação sobre os detalhes do processo.

As autoridades de saúde registavam no início da semana um total de 614 surtos ativos de covid-19, a maioria em escolas, que contam com mais 40 surtos do que na semana passada, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A DGS deu na terça-feira luz verde à vacinação dos menores de 12 anos, sendo a prioridade as crianças com doenças crónicas.
SAIBA MAIS:
- Covid-19: DGS aumenta período de quarentena obrigatória para 14 dias perante suspeita de Ómicron
- Covid-19: um terço da população elegível vacinada com Janssen já recebeu a dose de reforço
- Covid-19: há mais 40 surtos ativos em escolas do que há uma semana
- Perguntas e respostas sobre a vacinação de crianças contra a covid-19
- Covid-19: vacinação de crianças deverá começar pelas que têm 11 anos
- Epidemiologista diz que vacinação das crianças é crucial para combater a pandemia
- Covid-19: "Se vacinarmos as crianças, podemos evitar 13.500 infeções nos próximos quatro meses"