Depois dos estragos dos últimos dias, a chuva vai começar a dar tréguas este domingo. Ainda assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém sob aviso amarelo sete distritos - Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria.
Também nas ilhas, os grupos central e ocidental do arquipélago dos açores vão estar a amarelo devido à chuva intensa.
Apesar de a última madrugada ter sido mais calma em todo o país, a Proteção Civil registou 31 ocorrências desde a meia-noite até às 8h00 deste domingo. A maioria são pequenas inundações e quedas de árvores e outras estruturas que obrigaram à limpeza de vias.
A grande Lisboa e a área metropolitana do Porto foram as regiões onde a depressão Cláudia causou mais estragos.
Depressão Cláudia fez três vítimas mortais
Mas foi a Sul, no Algarve que a tempestade provocou o maior dano de todos. A força do vento danificou um hotel em Albufeira e destruiu parcialmente um parque de campismo. Uma cidadã britânica, de 85 anos, morreu e há ainda 28 feridos, entre os quais seis crianças, a lamentar.
O primeiro-ministro e o Presidente da República enviaram condolências à família da vitima, que elevou para três o número total de mortos na sequência da depressão Cláudia.
População recupera de susto em freguesia de Vila do Conde
Depois de um grande susto para a população de Modivas, com várias casas inundadas na madriugada de sábado, esta manhã de domingo está a ser mais calma mas com os estragos, muitos, ainda bem visíveis.