O sucessor de Liz Truss foi conhecido esta segunda-feira de acordo com as contagens das noemações públicas. Começaram a surgir reações políticas a congratular Rishi Sunak.
O antigo primeiro-ministro David Cameron felicitou Rishi Sunak e garante apoiar o novo primeiro-ministro.
"Previ há uma década que os conservadores selecionariam o nosso primeiro-ministro britânico indiano e estou orgulhoso que tenha acontecido hoje".
A antecessora não ficou atrás e também saudou a vitória de Rishi Sunak. Liz Truss apoia totalmente o novo chefe de Governo.
Antiga primeira-ministra, Theresa May, garante que Rishi Sunak vai fornecer “calma, competência e pragmatismo” que o país necessita num “momento profundamente desafiador”.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também recorreu ao Twitter para felicitar Sunak e esclarece que “trabalhar em conjunto é a única forma de enfrentar desafios”.
Também reagindo naquela rede social, a presidente do Parlamento Europeu congratulou Rishi Sunak e lembrou que, “numa época de enormes desafios, a Europa precisa de estabilidade política e económica”.
“Os nossos interesses fundamentais continuam a ser os mesmos [pelo que] o Parlamento Europeu está empenhado numa relação forte e construtiva com o Reino Unido”, adiantou Roberta Metsola.
O homólogo indiano, Narenda Modi, ofereceu “calorosos parabéns” a Rishi Sunak.
“Espero trabalhar em conjunto face aos problemas globais e implementar o Roadmap 2030" e acrescenta que "transformamos os laços históricos numa parceria moderna”, adianta.