Opinião

Candidatura de Trump "é o segredo mais mal guardado" nas eleições dos EUA

Loading...

O comentador da SIC Germano Almeida analisa as eleições intercalares norte-americanas, com a previsível vitória Republicana no Congresso e consequente perda de maioria dos Democratas.

Os eleitores norte-americanos escolhem hoje, 8 de novembro, os parlamentares que se vão sentar no Congresso em Washington bem como em quase todas as assembleias locais. Escolhem também os governadores de 36 dos 50 estados e de mais três territórios.

Um empresário próximo de Putin admitiu interferência em eleições dos EUA. Yevgeny Prigozhin, um empresário conhecido como "chef de Putin", admitiu que interferiu em eleições dos Estados Unidos da América (EUA) no passado, adianta a agência de Notícias Associated Press. Diz ainda que vai continuar a fazê-lo no futuro.

"A Rússia interfere nas eleições norte-americanas há vários ciclos eleitorais (…) os russos são, a par dos chineses ou dos iranianos, dos maiores hackers do mundo (…) há dados concretos que apontam que os russos ativaram os seus 'exércitos de trolls' nas redes sociais para lançar fake news em relação aos democratas".

Os Republicanos podem tomar conta do Congresso, as sondagens apontam-no e os grandes temas em debate estão a favorecê-los.

"Os temas desta eleição favorecem os Republicanos: inflação recorde em quatro décadas e alguma incapacidade da Administração Biden de resolver a questão, preços altos da energia, criminalidade urbana, violência".

Em relação aos Democratas, há questões em que têm vantagem como o aborto, o racismo, a saúde, as alterações climáticas.

"O problema é que é um tema para as Presidenciais e nas intercalares conta mais um voto mais local - e o que as sondagens mostram é que os temas mais Republicanos estão a favorecê-los".

Candidatos a Presidente em 2024

Donald Trump promete “um grande anúncio” para 15 de novembro: "é o segredo mais mal guardado" nas eleições dos EUA, ironiza Germano Almeida.

Quanto a Joe Biden, vai fazer 80 anos agora a meio do primeiro mandato.

A questão da idade de Biden "claro que é um problema. O tema recandidatura ou não de Biden é um tema e os Democratas estão com esse problema, agravando à derrota de hoje e aos problemas políticos, é evidente que o candidato presidencial Democrata é um problema para 2024".

Últimas Notícias
Mais Vistos