País

André Luiz Gomes será o cérebro da alegada teia montada por Berardo para não pagar empréstimos

Advogado do empresário madeirense terá negociado com os bancos.

André Luiz Gomes, advogado de Joe Berardo, assume um lugar de destaque no processo que tem como rosto principal o empresário madeirense.

Na versão da investigação - e juntando a lista de indícios a que a SIC acedeu - André Luiz Gomes será o cérebro da teia alegadamente montada por Joe Berardo para escapar ao pagamento dos 1.000 milhões de euros que pediu emprestados à Caixa Geral de Depósitos, ao BCP e ao BES.

André Luiz Gomes já era advogado de Joe Berardo e das empresas do grupo em 1996e, segundo informções recolhidas pela SIC, terá estado envolvido em todas as negociações que Berardo teve com os três bancos credores.

Terá sido também ele o arquiteto dos esquemas que permitiram ao patrão não ter de entregar património para pagar as dívidas, colocando os bens de Berardo fora do alcance dos bancos.

  • Merkel: mãe e verbo da Alemanha moderna

    Angela Merkel

    Carinhosamente chamada pelos alemães de "Mutti" (mãe), protagonizou um estilo único de fazer política na Alemanha. Não era uma grande oradora, nem fazia discursos inspiradores, mas a postura pragmática valeu-lhe respeito e admiração. "Merkeln" passou a ser verbo na Alemanha, em alusão à forma como a chanceler toma decisões.

    Ana Luísa Monteiro