O ex-deputado do PSD António Leitão Amaro acusa Rui Rio de contribuir para a derrota de Paulo Rangel nas Europeias de 2019, ao alinhar com a esquerda na crise dos professores. Já o vice-presidente, Salvador Malheiro, culpa os opositores de Rio pela crise interna no partido. A liderança do PSD esteve em debate, esta sexta-feira, no programa Expresso da Meia Noite.
“Depois desta vitória política nas eleições autárquicas, acho que estavam criadas todas as condições para, caso houvesse um clima de congregação e união em torno do líder, ainda por cima olhando para um Governo que está com um desgaste crescente, moribundo, [a estratégia] prosseguisse”, afirmou Salvador Malheiro.
Por outro lado, António Leitão Amaro destaca o “erro monumental” de Rui Rio quando votou ao lado do PCP e do Bloco de Esquerda sobre a questão dos professores. Defende que foi essa decisão que baixou o resultado da candidatura de Rangel ao Parlamento Europeu.
“A meio dessa campanha, em que o PSD ia em crescendo e a afirmar-se – e as pessoas diziam ‘António Costa está a ficar nervoso’, alguns até falavam até, se calhar, em sinais de fim de ciclo –, Rui Rio dá um tiro tremendo – não apenas nos próprios pés, mas na identidade do PSD – com esse erro monumental de alinhar com o BE e o PCP naquela votação dos professores”, sublinha, acrescentando que, na altura, tentou travá-lo.
► Veja mais:
- Paulo Rangel apresenta candidatura à liderança do PSD
- OE 2022: Rui Rio anuncia voto contra do PSD
- Conselho Nacional do PSD: da derrota de Rui Rio ao anúncio de Paulo Rangel
- Rangel anuncia candidatura e diz que PSD não pode "ser mais o partido da espera"
- Secretário-geral do PSD desvaloriza chumbo de requerimento de Rio para adiar eleições
- Rui Rio: "O povo não vota em quem grita mais contra o Governo"
- Marco António Costa: "É um PSD a servir de muleta a António Costa"