João Rendeiro vai ser presente no tribunal de Verulam, esta segunda-feira, e não no de Durban, como inicialmente tinha sido divulgado, anunciou este domingo a polícia sul-africana em nota de imprensa.
"O fugitivo português, Joao Manuel de Oliveira Rendeiro vai comparecer no Verulam Magistrates court amanhã, 13 de dezembro de 2021, entre as 9h00 e as 16h00 e não no Durban Magistrates Court como inicialmente divulgado", lê-se na nota .
A audição do ex-banqueiro português decorre já perto do final do período legal de 48 horas para que seja apresentado a um juiz. Nesta sessão, será dada a palavra a João Rendeiro, que poderá optar por falar ou manter o silêncio, e será também ouvido o Ministério Público da África do Sul, explica o enviado da SIC Notícias, Diogo Torres.
Rendeiro tem atualmente dois mandados de detenção internacionais, um para cumprimento de pena e outro para que fosse apresentado a uma juíza portuguesa de forma a alterar as medidas de coação. As três condenações que recaem sobre João Rendeiro serão usadas como argumento para a extradição para Portugal, no entanto a decisão só será conhecida dentro de várias semanas.
João Rendeiro poderá ficar em detenção temporária durante 20 dias, um prazo que poderá ser aumentado. Durante este tempo, a Procuradoria-Geral Portuguesa deverá enviar um pedido oficial de extradição, com todos os argumentos associados com o processo. No entanto, a tradução deste documento para inglês poderá atrasar o processo.

SAIBA MAIS
- Detenção de Rendeiro: maioria dos partidos elogia PJ, PSD critica atuação da justiça
- Podem passar meses até que Rendeiro seja trazido de volta para Portugal
- Polícia Judiciária já sabia o destino da fuga de João Rendeiro
- O "thriller" da fuga de Rendeiro e os 13 milhões que o ex-banqueiro retirou do BPP
- Rendeiro usou avançado sistema tecnológico israelita para comunicar sem ser detetado pelas autoridades
- Extradição de Rendeiro: aceitar e cumprir pena em Portugal ou recorrer e ficar em prisão preventiva na África do Sul?