João Rendeiro está numa prisão de alta segurança, que tem problemas de sobrelotação e onde já foram registados vários incidentes graves. A prisão de Westville não é, no entanto, uma das mais perigosas da África do Sul.
Localizada nos subúrbios da cidade de Durban, numa zona montanhosa, a cerca de 30 minutos de distância do tribunal onde Rendeiro foi identificado. É um dos maiores estabelecimentos prisionais do país e o único na região. É composta por cinco alas.
A prisão para onde João Rendeiro tem sido transportado, juntamente com outros reclusos, não é uma das mais violentas do país, mas já registou incidentes graves. Este ano, alguns guardas foram esfaqueados pelos prisioneiros e, em 2019, um canal de notícias sul africano partilhou notícias de consumo de cocaína às claras e agressões entre prisioneiros com o aval das autoridades.
Era na prisão de Westville que o ex-Presidente sul africano Jacob Zuma deveria ter cumprido uma pena de 15 meses, por ter recusado comparecer diante da comissão de inquérito sobre a corrupção do Estado durante a sua presidência (2009-2018), mas a contestação nas ruas foi tanta, que o ex-Presidente permanece em liberdade condicional.
SAIBA MAIS:
- Transparência e Integridade apela a uma reforma na Justiça
- Rendeiro mostra que "vai lutar pela não extradição" ao garantir que não vai regressar a Portugal
- João Rendeiro: "Eu não vou regressar a Portugal"
- Audiência de João Rendeiro de novo adiada
- Advogados discordam sobre extradição de João Rendeiro para Portugal
- Ministério Público da África do Sul vai pedir que João Rendeiro aguarde pela extradição na cadeia
- Fuga de João Rendeiro: "Lidei duas ou três vezes com situações deste tipo"