País

Costa anuncia 2,7 mil milhões do PRR para investir na habitação

O primeiro-ministro avança que haverá mais 26.000 fogos, destinadas a famílias carenciadas que “não têm acesso a habitação condigna”.

Costa anuncia 2,7 mil milhões do PRR para investir na habitação
TIAGO PETINGA

O Governo anunciou, esta terça-feira, mais 26.000 novas casas para famílias carenciadas e um novo programa de habitação acessível para os jovens. As medidas irão representar um investimento de 2,7 mil milhões de euros, oriundos Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para aumentar o número de casas para arrendamento em Portugal.

“Temos 26.000 novos fogos para 26.000 famílias que vivem em situação carenciada e que não têm acesso a habitação condigna. Estamos simultaneamente a desenvolver um outro programa dirigido aos jovens, à classe média, de habitação acessível”, anuncia o primeiro-ministro.

Loading...

António Costa sublinha que a habitação é a segunda componente mais forte do PRR, representando um total de 2,7 mil milhões de euros. No entanto, acrescenta que é preciso ir mais longe.

“Obviamente, temos de completar a atividade do PRR e a execução destas obras com outras medidas políticas. Tenho estado a trabalhar com a ministra da Habitação para, brevemente, anunciarmos uma lei que responda a várias necessidades. Uma para que tenhamos mais solos urbanos, para que possa haver mais construção; outra para recolocar no mercado da habitação fogos que estão retirados do mercado da habitação; e um conjunto de medidas fiscais que deem os incentivos adequados para que os proprietários, com segurança coloquem mais casas a arrendamento”.