País

Governo tem reunião marcada com CEO e chairman da Altice

O ministro das Infraestruturas realça a importância da empresa nas telecomunicações e evolução da conetividade em Portugal e, por isso, vê com "normalidade" as conversações com os dirigentes da Altice.

Loading...

João Galamba referiu esta quinta-feira que o Governo tem reunião marcada com altos dirigentes da Altice, dado que mantém diversos compromissos com a empresa, apesar dos casos com a Justiça. O ministra relembrou como a empresa é uma parte integral da estratégia nacional de conetividade.

Após ter reunido com os trabalhadores da Altice, João Galamba, ministro das Infraestruturas, confessou reunir-se com altos cargos da Altice. Esta quinta-feira, após uma visita aos Comboios de Portugal, o ministro realçou a importância da relação do Governo com a empresa Altice.

"Sobre atividade e compromisso da Altice com Portugal, vivemos uma altura relevante pela implementação do 5G onde a Altice tem papel determinante e também a conectividade marítima, o reforço de fibra e dum conjunto de infraestruturas de dados e telecomunicações onde a Altice é uma empresa incontornável. É uma área onde o Governo tem uma grande aposta, com um grande projeto em Sines e teremos outro perto de Lisboa", explicou.

Da mesma forma, o ministro continuou e insistiu na importância de trabalhar para apresentar uma estratégia nacional para a conectividade, “muito centrada para a atração de investimento em data centers”, sendo essa uma das área em que o Executivo de António Costa conta com a Altice, apesar das “vicissitudes".

O ministro João Galamba confirmou, também, que o Governo tem comunicado com os responsáveis vários da Altice, quer em Portugal ou França, considerando “normal”, tendo em conta os compromissos que a empresa tem com o país.

"Face às mudanças recentes parece normal que mantemos contacto como empresa em Portugal e tendo em conta os desafios importantes. É um compromisso firme, o Governo, na sua atividade normal de acompanhamento da empresa com questões estratégias importantes, entende que era importante ter essa conversação", elucidou.

Nisto, Galamba confirma uma reunião já marcada com a CEO e Chairman da Altice, em que falarão “rapidamente”, falando depois com o acionista principal. Para o ministro das Infraestruturas, Portugal vive uma “altura de investimentos importantes e é importante aferir o grau de compromisso da Altice”.

As conversas e reuniões não têm a ver com o processo que decorre na Justiça que envolve altos cargos da empresa, segundo João Galamba.

Estado “lesado”

O Ministério Público acredita que Armando Pereira terá assegurado, dentro da Altice, contratos milionários para garantir dividendos. A empresa terá sido lesada em vários milhões de euros.

A investigação aos negócios que envolveram a Altice concluiu que o Estado foi prejudicado em mais de 100 milhões de euros.

A maior parte é dinheiro que Hernâni Vaz Antunes devia ter pago em IRS, mas as sociedades sediadas na Zona Franca da Madeira - de forma irregular, de acordo com a investigação, também pouparam muitos milhões em IRC.