Na Ponta de São Lourenço os tons terra contrastam com o azul do mar no extremo mais oriental da Madeira, com vegetação que se diferencia do resto da ilha. É um dos trilhos mais procurados pelos turistas, ocupando seis quilómetros (três para cada lado), numa área em forma de península, no final dos quais se encontram o ilhéu do Desembarcadouro e o ilhéu do Farol.
A Ponta de São Lourenço é um Monumento Natural que integra a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira. O percurso de caminhada é de dificuldade média e a duração prevista é de três horas. Como é preciso fôlego para ir e voltar, recomenda-se uma pausa pelo caminho.
O desafio pode ainda envolver mergulhos no cais do Sardinha e alguns exercícios de meditação. Caminhar é bom para o corpo e para a alma.
A Ponta de São Lourenço é uma das áreas mais bonitas e únicas da ilha, com formações rochosas impressionantes e vistas panorâmicas deslumbrantes do oceano Atlântico. A caminhada é considerada de nível fácil a moderado e pode ser concluída em cerca de 2 a 3 horas, dependendo do seu ritmo e do número de paragens que fizer para tirar fotografias e apreciar a paisagem. O percurso é bem marcado e oferece vistas deslumbrantes ao longo do caminho.
Veja a reportagem na Madeira:
Acompanhe a versão podcast desta rubrica aqui na SIC Notícias ou em qualquer app de podcasts: