O Futuro do Futuro

Painéis solares a preço acessível e sem subsídios do Estado? Ouça como pode fazer (e porque é que compensa)

A tecnologia solar evoluiu e tornou-se mais barata, enquanto os preços da eletricidade continuam a subir. “Mesmo sem subsídios, estas soluções são mais económicas do que consumir da rede”, garante Bernardo Fernandez, da Bling Energy. Com este modelo, uma casa típica pode reduzir até 70% do consumo da rede

Neste episódio de "O Futuro do Futuro", Bernardo Fernandez, fundador e CEO da Bling Energy, fala com Pedro Miguel Coelho sobre a proposta da empresa: disponibilizar painéis solares como um serviço de subscrição, que permite baixar a conta da luz e tornar o consumo mais inteligente e sustentável.

Durante anos, instalar painéis solares tem sido associado a investimentos iniciais elevados ou processos demorados para obter apoios públicos. Mas esta startup nacional quer mudar isso, com um serviço que “elimina barreiras”. O gestor explica que instalam painéis e baterias sem custos iniciais, mediante uma subscrição mensal que inclui manutenção, atualização e gestão durante 20 anos.

Porquê esta mudança? A tecnologia solar evoluiu e tornou-se mais barata, enquanto os preços da eletricidade continuam a subir. “Mesmo sem subsídios, estas soluções são mais económicas do que consumir da rede”, garante Bernardo Fernandez. Com este modelo, uma casa típica pode reduzir até 70% do consumo da rede, poupar dezenas de euros por mês e ainda vender excedentes de energia, adianta.

Além da poupança, há vantagens ambientais: menos emissões e maior independência energética. E, aponta, tudo é simples: a Bling faz o estudo, dimensiona os equipamentos e gere tudo para que o cliente não tenha de se preocupar. Descubra como neste episódio de “O Futuro do Futuro”, disponível nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias e nas aplicações de podcasts.

Episódios