Ivo Vieira, CEO e fundador da LusoSpace, a primeira empresa espacial portuguesa, diz que a inovação nasce de uma cultura que valoriza a criatividade e até as ideias mais improváveis. Esta e outras revelações estão na entrevista ao podcast “O Futuro do Futuro”, do Expresso.
“Nós temos uma cultura de aceitar o erro e isso dá espaço emocional às pessoas. As ideias loucas muitas vezes não fazem sentido, mas às vezes também surgem grandes ideias”, afirma o empresário e empreendedor na conversa com o jornalista Pedro Miguel Coelho.
Acredita que foi essa mentalidade que permitiu à LusoSpace evoluir de uma pequena garagem “de 10 metros quadrados” para ser uma referência internacional na engenharia espacial.
Agora, a empresa está a desenvolver o “Waze dos oceanos”, uma plataforma com ferramentas colaborativas que vai revolucionar a navegação marítima global. “Portugal vai ser pioneiro a providenciar serviços de comunicações marítimas para navios em qualquer local do mundo", garante Ivo Vieira. Nos próximos meses vão ser lançados os primeiros quatro de 12 satélites que farão esta constelação funcionar.