O Homem que Comia Tudo em Podcast

Podcast

Frederico Pombares: “O norte de Portugal é o paraíso das tascas. É só estúpido. Aquilo nem devia existir. Do centro para cima é incrível”

Episódio especial gravado ao vivo no festival Tribeca Lisboa com os convidados Zé Paulo Rocha, Cátia Domingues e Frederico Pombares onde se discutem os méritos (e as listas de espera) das “neo-tascas”

José Fonseca Fernandes

Não há nada mais típico que uma tasca: local de convívio informal e comida despretensiosa, com “copos de três” e balcão corrido. O fenómeno das “neo-tascas”, restaurantes que se inspiram nesse conceito de comida portuguesa com um twist, continua a tradição mas com um requinte diferente e lista de espera a condizer.

José Fonseca Fernandes

Zé Paulo Rocha é o chefe do restaurante O Velho Eurico, que hoje conta com uma lista de espera de três meses, talvez a lista de espera mais longa de Lisboa. Como se explica esse fenómeno? Cátia Domingues conta como cresceu no meio das tascas típicas e as dificuldades que levaram os seus pais a encerrar o seu restaurante e ressalva que a tasca “é uma família e representa um pilar social do bairro e das comunidades”.

José Fonseca Fernandes

Frederico Pombares, o “homem da carne”, é um grande fã de tascas e afirma mesmo que “o norte de Portugal é o paraíso das tascas, é incrível”. Mas será que estes pratos estão a perder o lugar nas casas dos portugueses? Afinal, são pratos trabalhosos, com muitos ingredientes e muitas horas ao fogão.

José Fonseca Fernandes

Serão, assim, as “neo-tascas” o último reduto destes pratos tradicionais e trabalhosos? Oiça esta conversa bem condimentada e conduzida por Ricardo Dias Felner, gravada ao vivo no festival Tribeca Lisboa a 1 de novembro.

Tiago Pereira Santos e Matilde Fieschi

Com dois ou três truques, toda a gente consegue fazer os melhores ovos mexidos do mundo, as melhores batatas fritas ou o melhor bife. Às vezes, a diferença entre uma comida sublime e comida má está só na quantidade de manteiga, na variedade da batata ou no momento em que pomos o sal no bife.

Ricardo Dias Felner, jornalista e crítico gastronómico, é O Homem que Comia Tudo e diz-lhe tudo sobre cozinha e restaurantes no podcast mais saboroso do Expresso.

Começou como jornalista no Público, onde durante 11 anos escreveu sobre crime, justiça, imigração e política. Foi director da revista Time Out e, hoje em dia, colabora regularmente com várias publicações, entre elas o Expresso, onde tem escrito reportagens sobre algumas das comidas mais emblemáticas do país, do bacalhau ao frango de churrasco.

Todas as quintas-feiras novos episódios sobre cozinha e restaurantes. Porque a diferença entre comer bem e comer mal pode ser uma questão de informação e porque comer é demasiado importante, subscreva este podcast em qualquer aplicação de podcasts ou siga o projeto de Ricardo Dias Felner aqui no Expresso ou na SIC Notícias.

Episódios