Na redes sociais, o deputado do Chega Pedro Frazão partilhou uma publicação do que aparenta ser uma notícia, que tem como título: "Maçonaria apela ao voto em António José Seguro".
Na imagem lê-se ainda, abaixo do título, a frase: "É a primeira vez, em 40 anos, que a organização faz um apelo direto ao voto".
O deputado do partido liderado por André Ventura acusa Seguro de ser "o candidato do sistema, dos negócios, dos esquemas, das lojas, dos arranjinhos de bastidores".
Uma pesquisa nos motores de busca pelas palavras utilizadas no título e no subtítulo da alegada notícia permite concluir que estamos perante uma manipulação. Não existe, em nenhum órgão de comunicação social português, qualquer notícia com este título nem houve qualquer manifestação pública direta de apoio feita pela maçonaria à candidatura presidencial de António José Seguro.
O grafismo utilizado parece ter o objetivo de assemelhar-se ao traço gráfico utilizado por sites de meios noticiosos, com um presumível intuito de conferir maior credibilidade à informação veiculada. Contudo, esta é efetivamente uma notícia falsa.
As informações mais recentes sobre manifestações públicas da maçonaria a propósito das eleições presidenciais dizem respeito a um comunicado emitido pelo Grande Oriente Lusitano. A maior obediência maçónica portuguesa apelou, no dia 24 de janeiro, à participação e união dos eleitores na defesa dos "valores da democracia, do estado de direito e do humanismo", opondo-se a "todas e quaisquer forças que pretendam de novo colocar em causa o Estado de direito constitucional e restringir a liberdade e os direitos universais".
A SIC Verifica que é...
A informação difundida nas redes sociais pelo deputado do Chega Pedro Frazão sobre o apoio público da Maçonaria ao candidato António José Seguro é sustentada numa notícia falsa.

