“Estamos a recrutar pessoas para a montagem de canetas em Portugal. O trabalho é simples. O ganho diário ronda entre 100 a 400 euros. Quanto mais produzires, maior será o teu rendimento. Envia-me uma mensagem e eu explico tudo.” É assim que começa um dos vários vídeos que está a ser partilhado na internet.
No TikTok, circulam vários vídeos à procura de pessoas interessadas em ser “montadores de canetas” no conforto de casa. A promessa é simples: o material é fornecido pela empresa e, alegadamente, é possível ganhar rapidamente “centenas de euros”.
Os utilizadores mostram-se entusiasmados, e os comentários multiplicam-se entre as milhares de visualizações que alguns vídeos alcançam: “Eu quero!”, “Como se faz para falar com a senhora?”, “Como faço para aderir?”, “Já mandei várias mensagens”, “Fico a aguardar, estou interessado”, “Gostava de obter mais informações” ou "Gostaria de fazer parte da vossa equipa”.
Será verdade?
Em primeiro lugar, é preciso perceber que ganhar dinheiro desta forma, não é assim tão fácil. Este tipo de anúncios e vídeos são frequentemente usados como isco para esquemas fraudulentos ou ofertas de emprego enganosas.
Mas uma análise mais detalhada levanta várias dúvidas sobre a veracidade destes conteúdos. As contas que os publicam nunca pertencem a empresas e, muitas vezes, têm nomes suspeitos, como nos dois exemplos acima: “cornuahu1ew” e “dothipzxxku”.
Nas fardas exibidas nos vídeos, não é possível identificar letras, nomes de colaboradores ou da própria empresa.
Além disso, as próprias imagens apresentam sinais claros de inteligência artificial: a voz não coincide com o movimento da boca, as expressões faciais parecem artificiais e surgem erros típicos de IA, como olhos ou mãos malformados.
Outro ponto a considerar são as centenas de comentários de utilizadores que relatam terem enviado mensagens sem receber qualquer resposta.
Também utilizámos a ferramenta decopy.ai, que identificou 100% de conteúdo gerado por Inteligência Artificial em frames de três vídeos diferentes.
A SIC Verifica que é...
As promessas de ganhar até 400 euros apenas por montar canetas em casa revelam-se altamente suspeitas. Os vídeos analisados apresentam sinais claros de conteúdo gerado por Inteligência Artificial, contas sem ligação a empresas reais e comentários de utilizadores que nunca receberam resposta. Tudo indica que estas ofertas não passam de esquemas enganosos e não devem ser consideradas oportunidades legítimas de trabalho.
