No Facebook, um utilizador fez uma publicação em que avisa que “o próximo mês de fevereiro será o último (...) que alguém [que esteja vivo] agora verá. Isso porque o mês de fevereiro de 2026 tem uma característica que só acontece apenas uma vez a cada 823 anos: 4 domingos, 4 segundas, 4 terças, 4 quartas, 4 quintas, 4 sextas, 4 sábados. E um de seus dias terá a duração de 25 horas, chamado de MiracleIn”.
Na realidade, esta alegação é falsa: fevereiro tem 28 dias (exceto nos anos bissextos), o que faz com que cada dia da semana se repita sempre quatro vezes.
O facto de este ano o mês de fevereiro iniciar-se num domingo e terminar num sábado não faz dele um acontecimento raro. Depois de 2026, tal cenário vai repetir-se em 2037 e em anos futuros.
Além disso, nenhum dia terá 25 horas, ou seja, o suposto fenómeno “MiracleIn” não existe, sendo apenas uma palavra inventada que circulou nas redes sociais para tornar a informação mais sensacionalista.
A SIC Verifica que é...
O mês de fevereiro de 2026 não apresenta qualquer fenómeno raro . A repetição de quatro dias de cada dia da semana é uma ocorrência normal em anos não bissextos e não há qualquer registo de dias com duração de 25 horas. O chamado “MiracleIn” é apenas uma criação de utilizadores das redes sociais, sem qualquer base científica. Situações semelhantes já ocorreram em anos anteriores e voltarão a ocorrer nas próximas décadas.
