Crise na Ucrânia

Governo interino da Ucrânia diz que foram feitos contactos "tímidos" com líderes russos

O primeiro-ministro interino da Ucrânia, Arseniy  Yatsenyuk, afirmou hoje que o seu governo fez os primeiros contactos, que  foram "tímidos", com os líderes russos para resolver a crise no Estado que  pertencia à antiga União Soviética. 

Reuters
© Baz Ratner / Reuters

"Até agora, (as conversações) têm sido tímidas. Mas os primeiros passos  foram dados", afirmou Yatsenyuk, numa declaração apresentada depois da reunião  com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que está na Ucrânia.

"Queremos compreender a posição da Rússia em relação aos créditos" acordados  por Moscovo em dezembro com o antigo presidente ucraniano Viktor Ianoukovitch,  afirmou Arseniy Yatsenyuk, que lidera o governo formado depois da destituição  de Ianoukovitch. 

O primeiro-ministro interino esclareceu que a dívida de gás da Ucrânia  para com a Rússia, acumulada pelo regime precedente, ascende a dois mil  milhões de dólares e que a Rússia suspendeu a concessão de uma nova parcela  de igual montante, parte do plano de resgate de 15 mil milhões, concedido  a Kiev em dezembro.  "Queremos que a Rússia diga claramente se vai cumprir os compromissos (assumidos) há alguns meses", reiterou Iatseniouk. 

     

Lusa