O primeiro caso de um português infetado com o coronavírus foi confirmado este sábado. Trata-se de um homem de 41 anos que está a bordo do navio Diamond Princess, atracado no Japão. O cidadão português é natural da Nazaré, distrito de Leiria.
Há mais quatro portugueses a bordo e três macaenses com passaporte português.
Mulher de português infetado indignada
A mulher do português infetado pelo coronavírus queixa-se de falta de acompanhamento por parte do Governo. Emmanuelle Maranhão diz que não sabe o que fazer porque não consegue falar com a Embaixada de Tóquio. Está indignada porque diz que o marido já devia ter sido retirado do navio e que está há mais de 14 horas fechado na cabine.
Ao que a SIC apurou, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já contactou a mulher do português.
Autarca da Nazaré acompanha situação do português infetado pelo coronavírus
Walter Chicharro diz que há dois nazarenos a bordo do Diamond Princess. À SIC, disse que tem conseguido falar com eles através das redes sociais e que está a acompanhar a situação.
Segunda morte por coronavírus em Itália
Foi confirmada a segunda morte por infeção pelo coronavírus Covid-19 em Itália. Ontem foi conhecida a primeira vítima mortal no país onde os cerca de 50 casos confirmados de pessoas infetadas levaram ao encerramento de todos os locais públicos em 10 municípios.
OMS pede ação urgente
A Organização Mundial da Saúde pede uma ação urgente para travar a propagação do novo coronavírus Covid-19. O Governo da Coreia do Sul confirma que o país entrou numa fase mais preocupante e declarou emergência nacional.
A doença continua a espalhar-se pelo mundo. Há já mais de 78 mil infetados em vários países.
Consulte aqui o mapa interativo que mostra a propagação do Covid-19 pelo mundo.
Veja também: