Coronavírus

Covid-19: Voluntários apoiam donos de animais de companhia em isolamento

Stefano Rellandini

Associação São Francisco de Assis, em Cascais, reuniu voluntários de forma a dar resposta às necessidades dos animais.

Especial Coronavírus

A pandemia de Covid-19 tem colocado desafios a todas as famílias, algumas delas em isolamento, outras a trabalhar em prol do bem comum. Há, neste momento, pessoas que pertencem a grupos de risco, que são desaconselhadas a sair da residência, mas que têm animais de companhia que precisam de cuidados.

Como o "bem-estar animal não pode ser esquecido", a Associação São Francisco de Assis, que protege animais abandonados ou perdidos no concelho de Cascais, reuniu voluntários de várias freguesias para dar resposta às necessidades dos animais, cujos donos se encontram em isolamento social ou em situação de maior fragilidade. Também os profissionais de saúde podem usufruir deste apoio.

Segundo João Salgado, vice-presidente da Associação, o piquete de resgate e recolha de animais perdidos ou abandonados está a funcionar 24 horas, os veterinários estão disponíveis para as urgências e foram mantidos os serviços mínimos para assegurar os cuidados aos animais residentes.

Esta é a uma resposta a vários pedidos de ajuda de pessoas que se veem impedidas de cuidar dos seus animais.

"Dada a situação atual é fundamental mantermo-nos unidos e protegermo-nos, não só a nós, como também aos animais que podem ficar sem cuidadores caso os seus tutores adoeçam. Felizmente, o Concelho está solidário e todos os dias nos chegam voluntários prontos a entrar em ação em caso de necessidade", concluiu.

Se reside no concelho pode inscrever-se como voluntário aqui.

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Veja também: