Coronavírus

OMS recomenda que, para já, a vacina da AstraZeneca continue a ser administrada

Considera as vantagens de tomar a vacina da AstraZeneca muito superiores aos riscos.

Loading...

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde, em segurança de vacinas, continuam a investigar os casos de trombose e embolia pulmonar.

Assim que a peritagem for concluída, está prometido um comunicado. Para já, consideram que as vantagens de tomar a vacina da AstraZeneca são muito superiores aos riscos.

Bélgica, Polónia, República Checa e Ucrânia seguem a recomendação. Continuam a usar a vacina anglosueca, tal como o Reino Unido, cujo primeiro-ministro está prestes a demonstrar o próprio voto de confiança.

Por precaução, mais de 20 países mantêm suspenso o uso da vacina da AstraZeneca, ou retiraram alguns lotes de circulação.

É o caso de Espanha, França, Alemanha e Itália, que esperam um parecer favorável da Agência Europeia de Medicamentos para retomarem a vacinação.

NOVA ANÁLISE À VACINA CONCLUÍDA NA QUINTA-FEIRA

A Agência Europeia de Medicamentos conclui esta quinta-feira a nova análise à vacina da AstraZeneca. O regulador mantém a convicção de que os benefícios são muito superiores aos riscos.

O regulador europeu explica que, numa campanha de vacinação de dimensão mundial, é inevitável haver efeitos secundários, ainda que raros. Mas assegura que não há evidências de que foi mesmo a vacina a provocá-los. Garante que a prioridade é a segurança e, por isso, está a avaliar minuciosamente cada um dos casos suspeitos.

Veja também: